sexta-feira, 6 de setembro de 2013

*A menina que não sabia ler*

Boa noite, pessoal.
Tudo bem com vocês?

Há alguns dias li o livro do autor John Harding: A menina que não sabia ler! E hoje vim falar pra vocês o que achei do livro...

Florence tem apenas 12 anos e mora numa mansão chamada Blithe House. Ela vive com seu irmão caçula, Giles; com a Sra. Grouse que é governanta da casa e mais alguns criados. Florence e seu irmão perderam seus pais, e tem um tio como tutor, mas mal o conhecem. A menina não pode ser instruída, por determinação de seu tio. Um dia andando pela mansão, descobre uma biblioteca abandonada, e fica encantada com aquele universo que é totalmente novo para ela. Desrespeitando a determinação de seu tio, Florence consegue aprender algumas letras com os criados, que nem percebem a intenção da menina, que muito determinada aprende a ler. Então, escondida dos criados e da governanta, ela vai todos os dias à biblioteca e passa horas lendo. Esse é o dia a dia de Florence, brincar com seu irmão e ir para a biblioteca às escondidas.
Quando Giles completa 8 anos, é mandado para um internato, deixando Florence sozinha com os livros como companhia. Nesse período, ela fica mais próxima de Theo Van Hoosier, seu vizinho, por quem acaba tendo certa afeição. Após alguns meses, Giles é mandado de volta para casa, para ser educado por uma instrutora particular, por não ter se adaptado à escola.
Com a chegada da Srta. Whitaker, coisas muito estranhas começam a acontecer na mansão, levando Florence a investigar cada passo da nova instrutora.


Um livro cheio de suspense, o enredo é muito sedutor. Algumas vezes a história de Florence me fez lembrar da história de Liesel (Livro: A menina que roubava livros), algumas partes me pareceram até copiadas.


O que achei do livro...
Na terceira página, Florence já havia aprendido a ler, então o título... ficou a desejar...
O final também ficou muito a desejar...
Muitas coisas ficaram sem resposta, como por exemplo, por qual motivo o tio de Florence a proibia de ler?
Acho que mesmo que tenha sido a intenção do autor deixar algumas respostas por conta da imaginação de quem lê o livro, algumas coisas poderiam ter sido melhor desenroladas. O livro prende o leitor. Mas achei o final muito "seco" pra um enredo tão envolvente.


Espero que tenham gostado do post de hoje. Deixem um comentário!
Beijos e até mais!


2 comentários:

  1. Hum... Eu tenho esse livro na minha estante de desejados há muito tempo, mas nunca o comprei de fato...
    Algo nele me faz jogá-lo para o fim da lista de leitura!

    Sei lá!
    Gostei da resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amore!
      Bom, eu sou suspeita pra falar porque realmente não gostei desse livro...
      Uma pena, achei o enredo tão bom, só o que me deixou triste foi o desfecho mesmo.
      Obrigada pela visita, bjos

      Excluir